A Rede de Educação Santos Anjos realizou nos dias 21,22 e 23 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. O evento contou com a participação dos funcionários dos Colégios de Além Paraíba (MG), Caçador (SC), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Varginha (MG) e Vassouras (RJ).

Na terça-feira (21), a Psicóloga Juliana Fernandes abordou o tema “Saúde Mental”. A profissional disse que os acidentes não estão relacionados somente ao meio físico. “Com a pandemia, muitos trabalhos passaram para a modalidade remota. As demandas chegam com a frequência muito maior em nossos celulares. Precisamos estar atentos aos sintomas de esgotamento e ajustar a rotina para que sempre tenhamos tempo para nós mesmos.  Infelizmente, a Síndrome de Burnout já é uma realidade para muitas pessoas”.

A segunda palestra aconteceu na quarta-feira (22) e teve como  tema “A importância da atividade física para a saúde”, coordenada pelo Professor de Educação Física, Paulo Ricardo Gonfinetti. De acordo com o educador “existe uma melhora na qualidade de vida, inclusive no trabalho, quando as atividades físicas são incorporadas no dia a dia. As Ginásticas Laborais estão cada vez mais presentes nas empresas. É uma cultura que veio para ficar”.

Na quinta-feira (23), o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jovani Luiz Fusieger, ressaltou o trabalho das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPAs nos Colégios: “Parabenizo as equipes pelo desenvolvimento das ações em prol da maior segurança nos ambientes do trabalho. Na palestra de hoje, falaremos sobre os cuidados ergonômicos”.  O Especialista em Ergonomia, Prof. Jacob Michels ilustrou como as mudanças posturais e de comportamento ajudam na segurança e prevenção de doenças: “Precisamos estar atentos aos sinais do nosso corpo. Alterações simples no ambiente ajudam na redução de dores, cansaço e afastar muitas enfermidades”.