A Rede de Educação Santos Anjos promoveu, no dia 11 de setembro, o Retiro de Educadores 2021. O encontro contou com a participação de funcionários das unidades de Além Paraíba (MG), Caçador (SC), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Varginha (MG) e Vassouras (RJ). Neste ano, a Pastoral Escolar trouxe o “Pacto para Educação Global” como referência das discussões e formação. “Nunca foi tão urgente unir forças para educar e acolher a todos! É necessário um sonho de esperança, humildade, alegria e fé”, convidou Irmã Gizelda em vídeo.

O Doutor em Teologia, Irmão Afonso Murad, conduziu o momento formativo. “O pacto é uma rede, uma aliança para formar pessoas maduras, superando fragmentações e contrastes. Tudo em prol de uma humanidade mais fraterna. A aldeia é condição para educar”, explicou o educador referindo-se a necessidade de união. Ainda segundo o Teólogo, “é necessário um estilo de vida para além da cultura do descarte e investimento de energias com criatividade e responsabilidade através de ações propositivas”.

A Coordenadora de Pastoral, Irmã Marília Abreu, mediou o evento. Mesmo on-line, o encontro contou com participações musicais, vídeos e interações ao vivo. “É preciso uma aldeia inteira para se educar uma criança”, referindo-se a um provérbio africano.

Na segunda parte do encontro, os colaboradores foram divididos em grupos (Google Meet) e discutiram sobre as propostas. Foi a oportunidade para mais um momento de interação entre os funcionários dos colégios espalhados pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

No final do encontro, Irmã Gizelda fez um resumo e convidou a Superiora da Congregação dos Santos Anjos, Irmã Marina Andrade, para suas considerações. No pronunciamento, Irmã Marina falou sobre a importância da coragem e a necessidade de ousadia para atender os novos tempos. “Precisamos arriscar, dar passos novos para que a humanização, escuta e brilho nos olhos façam parte do nosso cotidiano. Não somos apenas profissionais. Somos artesãos, construtores do saber. Precisamos assumir novos projetos, cativar nossos alunos e mostrar como a Rede de Educação Santos Anjos está comprometida com o Pacto Global. Temos recursos, temos projetos e condições de dar o melhor de cada um de nós. Coragem, não tenhamos medo”, finalizou.